Terceirização de Folha de Pagamento e Consultoria em LGPD

Para todas as rotinas operacionais de uma organização vão existir riscos à sua continuidade. O primeiro passo para dar início à conformidade da organização, tanto pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quanto para as leis trabalhistas, é entender que uma vulnerabilidade será explorada por uma ameaça existente. E para manter a continuidade dos serviços, essas vulnerabilidades precisam ser identificadas antes mesmo das ameaças.
Estar em conformidade está longe de ser uma tarefa simples e fácil. Até porque, quando se busca evitar determinada ?brecha?, é aí que surge uma outra ao mesmo tempo. Por isso que saber detectar para depois prevenir deve ser uma medida prioritária para as organizações.
O início da conformidade está neste momento da detecção. A partir desta medida, operações com riscos altos serão priorizadas, vulnerabilidades serão avaliadas e riscos serão geridos de forma direta.
Por outro lado, a prevenção só será possível após o levantamento detalhado de informações feito pelo mapeamento (fase de detecção). Uma das orientações que as organizações deverão se valer é da priorização de riscos que resultem em impactos de forma potencial. Além disso, contar com uma equipe de segurança cibernética para solucionar problemas significantes também se mostra uma ótima saída.
A detecção e a prevenção são processos que fazem parte de um conjunto de medidas que deverão ser adotadas pelas organizações que buscam estar em conformidade. Para a LGPD, estar em conformidade representa, além das medidas técnicas, adotar medidas de cunho administrativo, fazendo parte os treinamentos e campanhas de conscientizações.
Analisar a infraestrutura da organização, avaliar as vulnerabilidades, gerir as operações em casos de incidentes e implementar instrumentos e técnicas para mitigar os riscos são fatores essenciais para que o seu investimento tenha retornos positivos durante o processo de adequação.