Terceirização de Folha de Pagamento e Consultoria em LGPD

A digitalização é um fenômeno que atinge a todas as áreas da sociedade. Esta nova realidade exige que empresas, pessoas, serviços e tecnologias estejam prontas a qualquer custo.
Acompanhado a estas novas mudanças, as obrigações também são alteradas na forma de se cumpri-las, isto é, por meio de canais digitais, a tecnologia favorece com a rapidez, objetividade e redução de custos para o cidadão.
A tecnologia atingiu os serviços públicos e com ela as pessoas deverão se atentar para prazos e multas decorrentes da sua inadimplência.
Nesse contexto aparece o eSocial, uma ferramenta do governo que busca simplificar o envio de informações, remodelando as rotinas de Folha de Pagamento.
Junto ao eSocial, o FGTS Digital também promete reestruturar outras rotinas de envio de informações. Com novos prazos, as empresas deverão consulta-lo, por exemplo, para emissão de guias de FGTS, eliminando as burocracias que antes eram apresentadas pelas SEFIP e GRRF.
Com a digitalização, processos são simplificados e a relação com o governo federal é ?encurtada?.
E é neste contexto que a atenção das empresas deverá ser redobrada.
O primeiro ponto de atenção é em relação a qualificação dos colaboradores que fazem a folha de pagamento. É preciso que todos (as) tenham conhecimento das novas atualizações e realizam treinamentos constantes.
O segundo ponto é em relação as fiscalizações. Por um lado, a digitalização acelerou a relação com o poder público e melhorou o envio de informações. Por outro lado, qualquer envio fora do prazo ou irregularidade diversa coloca a empresa sujeita a fiscalizações imediatas.
Na digitalização, muita coisa melhora. Mas nem tudo são flores.