Terceirização de Folha de Pagamento e Consultoria em LGPD
builderall

Quais são os riscos de não estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados

Gabriel Fontes Pimentel[1]

Advogado e assessor jurídico da Capital Humano.

Recentemente, em pesquisa levantada pela Sigilo, números mostraram que cerca de 85% das empresas brasileiras não estão preocupadas com a Lei Geral de Proteção de Dados. Ainda não sabemos ao certo o porquê destes números, mas os impactos serão grandes.


Para mudar os resultados levantados pela pesquisa, é preciso que as empresas tenham como prioridade 4 fatores:


O primeiro ponto é enxergar os projetos de adequação à LGPD como investimentos e não como custos. É inevitável que as empresas deverão dispor de quantias para se adequarem à lei, no entanto, tal investimento reduzirá grandes riscos lá na frente.


O segundo ponto é a questão das auditorias e fiscalizações realizadas pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Caso haja infrações, sua empresa estará sujeita a multas e demais sanções. Nos casos em que já haja um projeto de adequação em mente, os valores das sanções poderão ser atenuados.


O terceiro ponto é a consciência dos valores dos investimentos. Pesquisas indicam que o preço a se investir em um programa de proteção de dados ainda é menor do que os preços a serem pagos em eventuais multas e indenizações. Logo, se torna mais vantajoso para as empresas adotarem estes novos programas.


E, por fim, como quarto ponto, entender que a LGPD envolve a reputação da empresa. Aquelas que apresentarem incidentes de segurança envolvendo dados pessoais poderão ter a sua imagem muito prejudicada. E, pela lógica do mercado, empresas que não possuem reputação boa, perdem espaço para a concorrência.


A tarefa de se adequar à LGPD é contínua e duradoura, leva tempo e muita atenção. Ciente das dificuldades que as empresas estão tendo no entendimento da lei, a Capital Humano oferece assessorias com o objetivo de ajudar as empresas a desenvolverem seus programas de proteção de dados com base na LGPD.


A LGPD se apresenta como uma ótima oportunidade de crescimento e valorização de qualquer negócio. Além de reduzir custos e riscos de eventuais sanções, ter um programa de proteção de dados ajuda a melhorar as relações com seus clientes, parceiros e consumidores.